Senado aprova reinclusão de empresas no Simples

11/07/2018

Senado aprova reinclusão de empresas no Simples
Valor Econômico

Vandson Lima e Fabio Murakawa

Em uma derrota para o governo do presidente Michel Temer, o Senado aprovou ontem, por unanimidade, projeto complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias.

Para isso, essas empresas terão de efetuar o pagamento das dívidas por meio do Programa de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN), também chamado de Refis da microempresa. Como o texto também já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, segue para sanção.

O duplo revés para o governo ocorre porque o projeto que deu origem à lei do Refis da microempresa havia sido vetado pelo presidente Temer em janeiro, mesmo mês em que as microempresas com dívidas tributárias foram excluídas do Simples Nacional. Em abril, o Congresso Nacional derrubou a decisão de Temer ao Refis e, agora, aprova a reinclusão das empresas.

A ideia do projeto, justifica o parecer do senador José Pimentel (PT-CE), é possibilitar a reabilitação de até 470 mil empresas que já haviam recebido aviso de exclusão do Simples por estarem em débito com o regime. "O veto presidencial, ocorrido em 4 de janeiro de 2018, fez com que essas milhares de micros e pequenas empresas não conseguissem saldar as suas dívidas com a União e acabassem excluídas do Simples", aponta o relatório. "Pouco sentido teria a instituição de um programa de recuperação fiscal no âmbito do Simples Nacional se os MEIs, as MEs e as EPPs mais necessitados fossem excluídos antes que dele pudessem usufruir", conclui.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que já havia encabeçado a derrubada do veto de Temer ao Refis, comemorou a aprovação do projeto. "Nós fizemos aqui vários Refis e, quando chegou a hora da micro e pequena empresa, o Refis foi vetado. Nós derrubamos o veto presidencial, mas não havia mais tempo de reinserir essas empresas. Portanto, o que nós estamos fazendo aqui é uma questão de justiça com os pequenos", disse. "Estamos fazendo justiça. Eu, sinceramente, pautei essa matéria com muita alegria".

Senado aprova reinclusão de empresas no Simples
Criação de Sites MGF Arte